A Importância do Pré-natal Odontológico

By in ,
383
A Importância do Pré-natal Odontológico

É de amplo conhecimento a importância do pré-natal médico para a saúde da gestante e do bebê, porém o mesmo não acontece quando se trata do pré-natal odontológico.

Durante a gravidez, devido as severas mudanças hormonais e vasculares, segundo a pesquisa encontrada no livro Odontopediatria “A transdisciplinaridade na saúde da criança” da editora Manole do ano de 2016, apenas 30% das mulheres não desenvolvem gengivite neste período.

A gengivite que é uma inflamação que se caracteriza por alteração na cor e forma da gengiva, de rosada para avermelhada, comumente ela apresenta inchaço, fácil tendência a sangramento e até mesmo secreção de pus.

No período gestacional, mulheres que nunca tiveram gengivite podem apresentar vermelhidão e sangramento gengival, já mulheres com histórico da doença perceberão aumento na severidade dos sinais da doença como sangramento e mau hálito.

Essas alterações normalmente ocorrem por volta do 2° mês e perduram do 4° mês ao 9° mês de gestação, tendendo a regredir após o parto, porém só após 1 ano a condição gengival volta ao normal.

Outra doença bucal bastante recorrente na gestação é a cárie, uma doença infecciosa e transmissível que afeta os dentes. A cárie no período gestacional é associada por muitos, ainda que de forma incorreta, a uma possível desmineralização dentária para suplementar o feto. Essa afirmação não tem base científica, sendo assim o surgimento está mais relacionado à dificuldade de escovação devido às náuseas e também à perda de minerais dos dentes que ocorre em consequência da acidez do vômito, comum durante a gravidez.

Logo o pré-natal odontológico tem por objetivo manter ou resgatar a saúde bucal da gestante minimizando o risco de possíveis alterações indesejáveis no nascimento e desenvolvimento do bebê como por exemplo, parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso, além de trazer mais conforto para a mulher proporcionando uma gravidez livre de dor e desconforto na boca.